UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 15h58

Rio terá plano especial para falta de energia, afirma Paes

RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou em entrevista que as equipes da Guarda Municipal e da CET-Rio, responsável pelo tráfego na cidade, colocaram em prática o plano de emergência para temporais em função do apagão que atingiu a cidade de várias regiões do país na última noite. Paes garantiu que até o fim do ano, a cidade, que será sede das Olimpíadas de 2016, terá pronto um plano especial para atuação em casos de falta de energia.

O Metrô do Rio ficou aberto além do horário e ofereceu ônibus e viaturas próprias para transportar os clientes a locais próximos das residências ou a pontos de acesso a outros meios de transporte devido ao apagão ocorrido a partir das 22h13 de ontem. Na manhã de hoje, apesar da reabertura das estações à 5h, os trens operaram com intervalos irregulares, entre 4 e 6 minutos, até as 8h10. "Após este horário, a situação foi normalizada e os trens passaram a circular nos intervalos previstos", informou a empresa, em nota.

A falta de energia interrompeu os serviços nas linhas 1 e 2, mas geradores de emergência da concessionária garantiram o desembarque dos passageiros que estavam nos trens e a manutenção de luz e ventilação dentro das composições e nas estações. Segundo a companhia, o bilhete ou o dinheiro da passagem foram devolvidos, conforme a preferência do cliente.

A Ampla, distribuidora de energia que abastece 66 municípios no Rio de Janeiro, afirmou que o fornecimento na sua área de concessão foi normalizado às 3h30 de hoje. O sistema começou a ser restabelecido por volta da meia-noite, inicialmente nas regiões Serrana, Niterói, São Gonçalo e Magé.

"A distribuidora recomenda aos clientes que verifiquem suas instalações elétricas internas, principalmente os disjuntores, já que eles podem desarmar em casos de interrupção brusca do fornecimento de energia", diz o comunicado divulgado pela companhia.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host