UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 13h39

Fosfertil retira processo de antidumping

BRASÍLIA - A Fosfertil, maior fornecedora doméstica de matérias-primas para fertilizantes fosfatados e nitrogenados, informou ontem ao Valor ter solicitado ao Ministério do Desenvolvimento a retirada do processo de antidumping contra importações de nitrato de amônio originárias da Rússia e da Ucrânia.

" Houve uma decisão estratégica da indústria de retirar o processo " , afirmou Josefina Guedes, economista da Guedes e Pinheiro Consultoria Internacional, que representa a Fosfertil no processo. " Vamos esperar o momento para reavaliar o processo. Vamos atualizar as informações e as margens podem ser maiores no futuro " .

Em novembro de 2008, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a imposição de tarifas entre 2,4% e 36,3% sobre a matéria-prima usada em fertilizantes. Mas a decisão foi imediatamente suspensa em nome do " interesse nacional " , já que os preços dos fertilizantes haviam dobrado de preço em alguns casos. A medida seria revista em um ano. No fim de setembro, a Fosfertil havia pedido a revisão do processo. Agora, mudou de posição. " Temos direito de avisar ao governo quando não se tem interesse. Isso é usual " , afirmou a representante da Fosfertil. " O mercado mudou pela crise. É delicado para todo mundo. Há excesso de oferta e preços despencando. As margens podem favorecer a indústria e, no futuro, pode ser muito maior " .

(Mauro Zanatta | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host