UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 18h35

Transpetro recebe propostas para construção de oito navios para gás

RIO - A Transpetro recebeu hoje as propostas técnicas e comerciais de três estaleiros para a construção de oito navios para transporte de gás, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Estão na disputa o Mauá, o Eisa, e o Promar Ceará, cujas propostas técnicas serão analisadas e comparadas com as exigências do edital. Depois dessa fase, a comissão de licitação avaliará as propostas comerciais.

O lote com oito gaseiros reúne todas as embarcações deste tipo postas em licitação nas duas fases do Promef. Quatro navios terão capacidade de transportar até 7 mil metros cúbicos de gás liquefeito de petróleo (GLP), enquanto dois serão de 4 mil metros cúbicos e dois de 12 mil metros cúbicos.

Pelas regras da licitação, os navios terão que ser construídos em estaleiros no Brasil, com conteúdo nacional de pelo menos 70% na compra de equipamentos e serviços.

A subsidiária de transportes da Petrobras informou que, segundo o edital, os concorrentes para construção dos oito navios devem apresentar o planejamento da preparação do estaleiro para a construção das embarcações, acompanhado de cronograma com a indicação das principais metas a serem atingidas.

"No caso do licitante optar pela implantação de um novo estaleiro para a construção dos navios, o detalhamento deverá incluir a definição do local proposto e a descrição de todas as etapas da obra, com indicação dos recursos necessários e fontes de financiamento, além de um cronograma integrando a obra do estaleiro com a construção dos navios", disse, em nota, a Transpetro.

As duas fases do Promef preveem a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Já foram licitadas 33 embarcações, sendo que seis delas deverão ser lançadas ao mar no ano que vem.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host