UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/11/2009 - 13h29

Itaú confirma compra de 100% da Itaú XL Seguros Corporativos

SÃO PAULO - O Itaú Unibanco confirmou hoje que comprou a fatia de 50% da XL Capital na sociedade que tinham na Itaú XL Seguros Corporativos, conforme antecipado pelo Valor em outubro. Agora, a empresa é 100% controlada pelo Itaú Unibanco. Em comunicado para oficializar a transação, o banco não informa o montante envolvido, mas estima-se que tenha ficado por volta de R$ 120 milhões.

A Itaú XL foi criada em 2006 com capital de R$ 170 milhões para atuar exclusivamente com grandes riscos. A estratégia do banco era se posicionar para a abertura do mercado brasileiro de resseguros. A Itaú XL é a atual seguradora da Petrobras, no maior contrato de seguro fechado no país.

O fim da parceria era dado como certo pelo mercado após a fusão do Itaú com o Unibanco, em novembro do ano passado. O Unibanco tinha uma seguradora em associação com a americana AIG, que era a maior do país no mercado de grandes riscos (que cuida de apólices de alto valor, como plataformas de petróleo, fábricas, usinas e aeronaves).

Com os problemas na AIG, que precisou ser socorrida às pressas pelo governo americano, o Unibanco comprou a participação da americana na seguradora criada há mais de 10 anos. Em algumas linhas de negócios, havia sobreposição entre a Itaú XL e a seguradora do Unibanco.

O grupo XL Capital, um dos maiores do mundo em seguro e resseguro, vai continuar atuando no Brasil. Segundo o comunicado distribuído hoje, a Itaú Seguros vai fornecer cobertura a clientes da XL no Brasil e clientes dos Programas Globais da XL com operações no Brasil. " Essas apólices de seguros serão resseguradas por uma companhia resseguradora da XL constituída no Brasil, da mesma forma que eram resseguradas antes do término da joint venture " , diz a nota. (Altamiro Silva Júnior e Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host