UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 15h16

Meirelles reafirma importância de metas de inflação para superar crise

RIO - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reafirmou o compromisso da autoridade monetária com o regime de metas de inflação e com câmbio flutuante e afirmou que esses mecanismos garantiram ao Brasil a superação da crise internacional.

"Alguns analistas mais afoitos, e mal informados, chegaram a dizer que o regime de metas não seria suficiente para permitir a superação da crise. No entanto, os dados da atividade mais recentes mostram enfaticamente que este é um regime extremamente adequado para enfrentar crises, além de períodos de normalidade, e extremamente bem sucedido, particularmente no caso do Brasil", frisou Meireles, que participou, por videoconferência, de seminário sobre os 30 anos do sistema Selic.

O presidente da autarquia também ressaltou que a separação da gestão de liquidez da gestão de política monetária permitiu ao país uma atuação mais eficaz durante a crise financeira.

"Primeiro (houve) intervenções no mercado de liquidez em moeda estrangeira e a reinstalação da funcionalidade dos mercados. Isso permitiu que a aplicação do incentivo fiscal a partir de dezembro tivesse um poder maior de alavancagem e depois o incentivo monetário clássico a partir de janeiro", acrescentou Meirelles.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host