UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 07h34

Obama deve vir ao Brasil até fins de março de 2010

ROMA - Enquanto as relações bilaterais passam por turbulências, crescem as indicações de que o presidente americano, Barack Obama, poderá visitar o Brasil até fins de março do ano que vem. As informações que partem de Washington em direção a Brasília são de que Obama planeja vir ao Brasil e ao Chile antes da conclusão do mandato da presidente chilena, Michelle Bachelet, que termina em março.

Numa mostra do estado das relações bilaterais, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, abriu fogo ontem numa entrevista na " Folha de S. Paulo " , cobrando pela primeira vez publicamente mais " franqueza " por parte de Washington, enfocando o problema de bases militares americanas na Colômbia. Mas fontes dão outro exemplo de desgaste bilateral: a questão de Honduras. Brasília parece não entender o comportamento americano envolvendo o presidente deposto Manuel Zelaya, refugiado na embaixada brasileira.

Por sua vez, o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, informou que o número três do Departamento de Estado americano, Bill Burns, visitará o Brasil no mês que vem para articular uma agenda que reflita as prioridades da administração Obama em relação ao país. Segundo ele, isso inclui questões como pesquisa de etanol de celulose, parceria com setor privado na área econômica etc.

(Assis Moreira | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host