UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/11/2009 - 15h50

Bolsas da Europa olham dados dos EUA e fecham em queda

SÃO PAULO - Os principais mercados acionários europeus devolveram hoje parte dos ganhos obtidos no pregão anterior. Dados considerados fracos a respeito da economia americana influenciaram os negócios. O índice FTSE-100, de Londres, caiu 0,7%, aos 5.345,.93 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,5%, aos 5.778,43 pontos. O CAC-40, de Paris perdeu 0,9%, aos 3.829,06 pontos. Os agentes reagiram aos dados da produção industrial dos Estados Unidos, que aumentou apenas 0,1% em outubro - contra alta de 0,6% em setembro e de 1,3% em agosto. A atividade na indústria de transformação recuou 0,1% no mês. Também não agradaram os balanços trimestrais de varejistas americanas. A Home Depot, por exemplo, fechou o trimestre com um lucro 8,9% menor.

Houve quem mencionasse ainda o discurso de ontem do presidente do Federal Reserve como razão para a maior cautela. Ben Bernanke alertou para o fato de que existem muitas incertezas quanto ao panorama da recuperação econômica e que permanecem fatores de limitação à retomada, como a alta taxa de desemprego nos EUA.

Ações de bancos e de montadoras foram destaque de queda. Os papéis do HSBC Holdings perderam 2,1% e os do Barclays caíram 2,8% em Londres, enquanto os do Société Générale recuaram 3,1% em Paris. Em Frankfurt, as ações da BMW declinaram 1,8%. (Paula Cleto | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host