UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/11/2009 - 10h10

Lucro da Portugal Telecom cai 36% no trimestre

SÃO PAULO - A Portugal Telecom encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de 115,9 milhões de euros, ou 0,13 euro por ação, uma queda de 36% ante o ganho apresentado no mesmo período do ano passado, de 181,7 milhões de euros, ou 0,20 euro por ação.

Segundo o balanço divulgado hoje pela empresa, a receita recuou 2,3%, passando de 1,78 bilhão de euros em no trimestre de setembro de 2008 para 1,74 bilhão de euros em mesmo intervalo deste calendário.

Dentre as razões para a piora no resultado, a Portugal Telecom destaca o aumento das amortizações. Um exemplo é a amortização total da rede do sistema CDMA da Vivo - empresa na qual a portuguesa tem participação - depois que a operadora brasileira migrou para o sistema GSM. As licenças de terceira geração no Brasil, os investimentos no desenvolvimento de fibra óptica e de serviços para TVs em Portugal também foram fatores que pesaram nos resultados da companhia. Portugal Telecom is investing heavily in a fiber network and television service in Portugal and in 3G and 3.5G technology in Brazil.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, investimentos da Portugal Telecom cresceram 18%, somando 813 milhões de euros. No período, a empresa portuguesa apresentou lucro líquido de 371,9 milhões de euros, o que representou um recuo de 14,2% em relação ao lucro de 433,5 milhões de euros no mesmo período do ano passado. As receitas até setembro atingiram os 4,97 bilhões de euros, baixa de 1% na comparação anual. Segundo a companhia, mais de 50% deste montante vem das operações internacionais, com destaque para as operações no Brasil.

(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host