UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/11/2009 - 10h38

WEG vence licitação de Itaipu para fornecimento de transformadores

FLORIANÓPOLIS - A WEG, empresa sediada em Jaraguá do Sul (SC), vai fazer sua estreia em março de 2010 como fornecedora de transformador de " extra-alta tensão " para a usina de Itaipu. De acordo com o diretor da WEG Transformadores, Carlos Diether Prinz, o fornecimento de um transformador de 550 kv para a maior hidrelétrica do mundo faz parte da estratégia da empresa de tornar-se referência e ampliar sua atuação global em Geração, Transmissão e Distribuição de energia (GTD), área de negócios que vem nos últimos anos ganhando maior representatividade dentro do grupo.

A intenção da empresa é ampliar sua participação nesse tipo de fornecimento a partir da produção no Brasil, participando de concorrências públicas no mercado nacional; por meio de exportações, como já vem fazendo hoje para a África; e também através de produção e venda em outros países. " Quando se fala em concorrência pública, até mesmo em outros países, é preciso ter antecedentes técnicos importantes, como é o caso do fornecimento para a Itaipu. " Em maio, a WEG inaugurou uma unidade no México em parceria com a Voltran para fabricação de transformadores de grande porte, com investimento de US$ 30 milhões, a fim de fornecer esse equipamento aos mercados das Américas do Norte e Central.

O transformador da WEG foi encomendado como reposição de um aparato em uso pela usina. De acordo com Prinz, a WEG venceu a concorrência não só pelo preço, mas também pelo pacote de serviços, que incluiu montagem do transformador e testes do equipamento em uma instalação em Blumenau, criada especificamente para isso, a fim de garantir maior confiabilidade ao equipamento. " Essa área substitui simulações apenas teóricas que eram feitas até então por outros fornecedores. " A empresa não informou os recursos aplicados na área de testes nem no desenvolvimento do equipamento para Itaipu. Nos últimos três anos, a WEG Transformadores recebeu R$ 56 milhões em investimentos.

(Vanessa Jurgenfeld | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host