UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 12h39

Leilão de Belo Monte deve ficar para janeiro, diz Zimmerman

BRASÍLIA - Deve ser adiado para janeiro de 2010 o leilão para a concessão da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira no Pará, que estava previsto para 21 de dezembro. A informação é do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, justificando que o prazo original foi afetado pela falta da licença prévia ambiental. Ao sair de mais uma reunião sobre investimentos no setor elétrico, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Zimmerman justificou que para realizar o leilão de Belo Monte em 21 de dezembro, o Ibama deveria ter liberado a licença ambiental até o último dia 16.

Como isso não aconteceu, segundo ele " é impossível " que o processo ande a tempo de fazer o leilão ainda em 2009.

" Podemos dizer que o leilão de Belo Monte é viável para janeiro " , respondeu o secretário, diante da insistência dos jornalistas em confirmar a informação sobre o adiamento. Antes, Zimmerman tinha afirmado: " Provavelmente, o leilão deve ocorrer no ano que vem. " O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, tem dito, principalmente depois do apagão que no último dia 10 deixou 18 Estados às escuras, que assim como outras hidrelétricas, Belo Monte é uma usina estratégica para garantir o abastecimento de energia elétrica ao país após 2014.

Questionado sobre por que o Ibama não liberou a licença prévia para Belo Monte, como era a expectativa e foi cobrado pelo próprio ministro Lobão no início desta semana, Zimmerman respondeu: " Perguntem ao Ibama. " (Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host