UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 09h44

Atividade econômica da zona do euro se recupera, diz Markit

SÃO PAULO - A atividade do setor privado na zona do euro continua em expansão. Em novembro, o Índice Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto, que engloba a produção do setor industrial e a atividade nos serviços, foi para 53,7, o maior patamar em dois anos, após marcar 53 em outubro.

Os dados foram divulgados hoje pela empresa de pesquisas Markit Economics. "A recuperação se deveu novamente ao sólido crescimento da produção manufatureira, ao mesmo tempo que o setor de serviços continuou se fortalecendo", afirmou a instituição em nota.

O índice para a atividade do segmento de serviços na região ficou em 53,2, sendo que, em outubro, marcava 52,6. Já o indicador para a produção industrial saiu de 53,9 para 54,6 na passagem do mês. Com o resultado, o indicador excedeu mais uma vez a marca de 50, mostrando crescimento da atividade na região do euro. Pela metodologia do Markit, o nível dos 50 divide uma situação de expansão, quando o indicador está acima desse patamar, de uma de contração da atividade, quando está abaixo daquele patamar.

Para medir a atividade, a pesquisa envolve a apuração da produção, dos novos pedidos, pedidos pendentes, emprego, dos preços pagos e cobrados e do PMI do setor industrial.

Dentre esses pontos, um dos destaques positivos do período ficou por conta dos novos pedidos, que apresentou alta recorde pelo terceiro mês seguido. Por outro lado, mais uma vez, a pesquisa revelou a situação precária do mercado de trabalho, com contração do emprego pelo 17º mês consecutivo. "O levantamento de novembro sugere que a zona do euro continua se expandindo em um ritmo sólido, o que aumenta as esperanças de que o crescimento do PIB nos últimos três meses do ano possa superar a expansão de 0,4% registrada no terceiro trimestre", explicou em nota, o economista chefe do Markit, Chris Williamson.

(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host