UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 18h54

Presidente da República Tcheca inicia visita ao Brasil por Manaus

MANAUS - O presidente da República Tcheca, Václav Klaus, iniciou hoje, por Manaus (AM), uma visita de cinco dias ao Brasil. Chefiando uma comitiva de quase 50 pessoas, entre ministros e empresários, Klaus disse que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que estava feliz por começar a visita pela Amazônia, por saber da importância da região para o mundo.

"Viemos para apresentar a República Tcheca como país amigo que tem interesse em desenvolver relações diversas, sendo as relações econômicas possivelmente o elo mais importante", afirmou.

Em Manaus, Klaus se encontrou com o governador em exercício do Amazonas, Omar Aziz, para tratar de questões políticas e comerciais. Eles conversaram sobre a necessidade de mais fábricas de cimento no estado, sobre a ideia de construir em Manaus um metrô de superfície e sobre aspectos ambientais, entre outros assuntos.

"Fomos convidados para auxiliar na construção de um metrô de superfície e na instalação de novas fábricas de cimento. Penso que, como fizemos várias construções desse tipo pelo mundo, esse será um bom caminho de ligação entre os dois países", afirmou Klaus.

Aziz não confirmou oficialmente o convite, mas ressaltou que a experiência tcheca pode ser importante nessa relação de apoio entre os dois países. Para ele, a visita de Václav Klaus demonstra a importância econômica e ambiental que a região amazônica vem adquirindo.

"O Amazonas é conhecido mundialmente e, também para nossos visitantes, é importante dizer que vieram ao nosso estado. Quanto às parcerias e à instalação de novas indústrias, é preciso sentar com mais calma, analisar e discutir os interesses comuns", afirmou o governador.

O Brasil e a República Tcheca começaram a intensificar suas relações em outubro deste ano, quando a vice-ministra de Relações Exteriores daquele país, Helena Bambasová, veio ao Amazonas com um grupo de 17 diplomatas tchecos que trabalham na América Latina. Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, atualmente, o investimento externo direto da República Tcheca no Brasil é pouco significativo e a balança comercial entre os dos países é considerada deficitária. Do Brasil para a República Tcheca, os principais produtos exportados são minério de ferro, carne e congelados de frango, peças para automóveis couro e café. O Brasil importa motores de explosão e peças automotivas, entre outros produtos. De Manaus, a comitiva da República Tcheca seguirá para Brasília e depois para São Paulo e Recife.

(Agência Brasil)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host