UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 10h13

TIM cria unidade para integração de sistemas

SÃO PAULO - A TIM pretende aumentar a receita no segmento empresarial com a criação de uma nova diretoria, a de clientes top. Essa divisão tem como foco 2,5 mil clientes entre os 8 mil CNPJs atendidos pelo segmento " business " da operadora. Leonardo Queiroz, que vem dessa área, assume a nova diretoria. A TIM será uma integradora de sistemas para grandes clientes que serão atendidos por executivos de contas e engenheiros especializados. A equipe faz um diagnóstico da necessidade da empresa cliente, contrata um desenvolvedor de software, faz a instalação e dá o treinamento.

A nova área nasce com 200 executivos de contas e 40 engenheiros. Até o fim do ano a companhia anuncia seis grandes parceiros de desenvolvimento, entre eles a IBM. A expectativa é de que a divisão dê impulso ao segmento de transmissão de dados, pois os grandes clientes demandam aparelhos mais robustos para aplicações como sistemas de gestão empresarial. " Temos clientes que rodam SAP nos telefones inteligentes " , diz Queiroz. As principais aplicações são voltadas à força de vendas, especialmente funcionários que operam com equipamentos remotos e precisam enviar dados para as matrizes, usando tanto a rede de segunda como de terceira geração. " Os telefones inteligentes permitem envio de e-mail e dados por meio de acesso tradicional, sem necessidade da rede 3G " , diz Queiroz.

A divisão da TIM vai trabalhar com todos os sistemas operacionais do mercado - Android, Windows Phone, BlackBerry, iPhone e Symbian. Segundo Queiroz, a operadora tem bastante experiência no desenvolvimento de software para empresas, com 32% de participação de mercado do BlackBerry no Brasil. A empresa já oferece um aparelho com Android e aposta neste sistema também para aplicações empresariais. Os recursos abertos do software facilitam o desenvolvimento de aplicações.

Para o varejo, a TIM lança no ano que vem, em seu site, uma loja virtual de aplicativos, a TIM App Store, onde os assinantes poderão baixar produtos para seus aparelhos desenvolvidos pelos diversos parceiros da operadora.

(Ana Luiza Mahlmeister | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host