UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 08h57

Bolsas da Ásia fecham em baixa, sob influência do setor financeiro

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Ásia fecharam em território negativo nesta terça-feira, um dia depois de ganhos. A realização de lucros veio com temores dos agentes com relação às perspectivas para o segmento financeiro.

Na China, a notícia de que o banco central do país alertou os bancos sobre a necessidade de controle da liberação de crédito influenciou as negociações. Além disso, cinco gigantes do setor na China levaram planos às autoridades reguladoras para levantarem recursos, depois que a liberação excessiva de empréstimos prejudicou seu capital.

O jornal Nikkei afirmou que bancos japoneses estão preparando uma nova rodada de venda de ações, com o risco de diminuir o valor dos papéis dessas instituições.

Esta sessão é marcada ainda pela apreciação do dólar frente às demais principais moedas do mundo e pelo recuo nos preços das commodities no mercado mundial.

O índice Nikkei 225, de Tóquio, fechou em baixa de 1,01%, aos 9.401,58 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, recuou 1,53%, aos 22.423,14 pontos. Em Xangai, o Shanghai Composite, perdeu 3,45%, aos 3.223,53 pontos. O Kospi, de Seul, diminuiu 0,78%, aos 1.606,42 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host