UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 16h07

Bolsas da Europa fecham em queda; Londres recua 0,6%

SÃO PAULO - Depois da forte alta de ontem, as principais praças acionárias da Europa devolveram parte dos ganhos hoje. Uma acomodação das ações de mineradoras, a queda nos papéis do setor bancário e a decepção com a revisão do PIB dos EUA marcaram a jornada. O FTSE-100, principal indicador da bolsa de Londres, caiu 0,6%, aos 5.323,96 pontos. O CAC-40, de Paris, recuou 0,7%, aos 3.784,62 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, perdeu 0,6%, aos 5.769,31 pontos.

A segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao terceiro trimestre deste ano desagradou ao mercado. A taxa de crescimento divulgada hoje, de 2,8%, é menor do que os 3,5% informados na primeira prévia. As ações do setor financeiro tiveram um dia negativo. A agência de classificação de risco Standard & Poor´s rebaixou alguns bancos europeus, diante das preocupações com relação ao nível de capital do setor. Uma exceção foram os papéis do Lloyds Banking Group, que fecharam em alta de 2,6% depois de o banco avisar que irá vender ações a 37 centavos de libra.

Após terem subido ontem com a desvalorização do dólar, cotações de commodities e ações de empresas do setor se acomodaram hoje. Os papéis da Xstrata caíram 1,6% e os da Vedanta (que produz cobre na Índia) recuaram 2,7% em Londres, por exemplo. (Paula Cleto | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host