UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 08h37

Obama deve anunciar meta para emissões de CO2 em Copenhague

SÃO PAULO - Os EUA vão propor uma meta para a redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa durante a conferência climática de dezembro em Copenhague, conforme propostas já apoiadas por congressistas americanos, disse uma autoridade.

O alto funcionário americano, que pediu anonimato, disse também que a Casa Branca vai decidir " nos próximos dias " se e quando o presidente Barack Obama vai participar da reunião da ONU. O encontro deve durar duas semanas e tem o objetivo de definir um novo tratado climático global - embora poucos esperem que um tratado seja mesmo alcançado.

Os EUA, maiores emissores de gases-estufa em termos per capita, terão um papel determinante na conferência, mas a posição do governo Obama tem sido dificultada pela demora na tramitação de uma nova lei climática no Senado americano.

O funcionário americano disse que os negociadores dos EUA proporão uma meta de reduções das emissões de gases-estufa - entre os quais o mais importante é o dióxido de carbono (CO2) - que leve em conta os projetos que tramitam na Câmara e no Senado.

" Não queremos sair na frente ou contradizer o que possa ser produzido por meio da legislação. Qualquer número que colocarmos sobre a mesa será com referência àquilo que achamos que possa sair do processo legislativo " , disse a fonte, sem explicar se os EUA apresentarão uma cifra ou um intervalo possível.

A Câmara já aprovou um projeto que estabelece uma redução de 17% nas emissões até 2020, em relação aos níveis de 2005. A versão do Senado prevê uma redução de 20%.

A Dinamarca, anfitriã da reunião da ONU, ainda espera que os participantes definam um acordo " politicamente vinculante " , que leve à redução das emissões nos países desenvolvidos até 2020 e estimule os países em desenvolvimento a também desacelerarem as suas emissões, em troca de ajuda dos países ricos para se adequarem às mudanças climáticas.

(Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host