UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 16h38

Rhodia pretende investir R$ 200 milhões no Brasil

SÃO PAULO - A Rhodia pretende investir cerca de R$ 200 milhões no Brasil nos próximos três ou quatro anos. Foi o que afirmou hoje Jean-Pierre Clamadieu, executivo-chefe da multinacional do setor químico. O executivo, que está em visita ao Brasil para comemorar os 90 anos da empresa no Brasil, afirma que a participação das operações brasileiras no faturamento total da companhia deve aumentar nos próximos anos.

"A situação do Brasil é muito diferente do resto do mundo. Hoje, já recuperamos as vendas aqui e já retornamos aos patamares anteriores da crise", destacou Clamadieu.

Em 2008, nos últimos dados disponíveis, as unidades brasileiras representavam 17% do faturamento da multinacional, sendo que a matriz francesa representava 7% do resultado.

Os investimentos da companhia no Brasil nos próximos anos serão focados, segundo o executivo, na ampliação das fábricas já existentes. "Principalmente em Paulínia e Santo André, onde há forte escala de produção".

A Rhodia mundial vinha enfrentando queda nas vendas em todo o mundo e passou por três trimestres consecutivos de prejuízos, sendo que no terceiro trimestre experimentou um retorno aos lucros. Os volumes de vendas, que estavam com retração de 27% no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2008, agora apresentam queda de 10%.

(Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host