UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/11/2009 - 19h50

CVM aprova novos pronunciamentos contábeis do CPC

SÃO PAULO - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou hoje mais quatro pronunciamentos contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). As medidas fazem parte da agenda conjunta entre CVM e CPC para convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.

Os pronunciamentos técnicos CPC 18, 19, 35 e 36 tratam, respectivamente, de investimento em coligada e em controlada; investimento em empreendimento controlado em conjunto; demonstrações separadas; e demonstrações consolidadas.

A CVM afirmou em nota que o International Accounting Standards Board (IASB) possui três normas a respeito do tratamento contábil dos investimentos societários e da apresentação das demonstrações contábeis quando da existência desses investimentos: o IAS 27 (Demonstrações Consolidadas e Separadas), o IAS 28 (Investimento em Coligadas) e o IAS 31 (Investimentos em Joint Ventures).

No entanto, ainda está em andamento uma proposta do IASB de revisão dessas normas com a subdivisão do IAS 27 em duas outras normas: uma para tratar apenas das demonstrações consolidadas e outra para as demonstrações separadas. Segundo a CVM, os pronunciamentos aprovados hoje já contemplam essa separação.

(Téo Takar | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host