UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/11/2009 - 13h42

Supermercados esperam alta de 7,9% nas vendas de fim de ano

SÃO PAULO - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) também divulgou hoje sua pesquisa de Natal. Conforme o levantamento, 65% das empresas entrevistadas aumentaram os pedidos junto à indústria, 33% mantiveram as encomendas no mesmo patamar e apenas 3% reduziram as compras. A expectativa dos entrevistados é que as vendas para as festas de fim de ano cresçam 7,9% em relação a 2008.

"Estamos otimistas para o período de final de ano. Acredito que teremos um desempenho acima das vendas do ano passado", afirmou em nota o presidente da Abras, Sussumu Honda. A pesquisa também mostrou que 56% das empresas vão contratar mão-de-obra temporária para o período do fim de ano. O setor estima que, no total, serão abertas 11,5 mil vagas para o período. Desse total, 13% devem ser efetivadas.

Os supermercadistas aumentaram as compras de todos os produtos de Natal em relação ao ano passado. Frutas típicas (14,2%), refrigerante (14%) e cerveja (13,8%) foram os que apresentaram maior aumento de encomendas. Tender (6,1%), peixes frescos (6,4%) e peru (7,2%) tiveram os menores crescimentos percentuais.

Entre os produtos importados, as encomendas de frutas importadas cresceram 13,5%, seguidas por vinhos (9,7%) e importados em geral (azeites, azeitona, queijos), com 9%. Conforme a Abras, 65% das empresas ouvidas pretendem realizar campanhas promocionais após o período de festas. O levantamento foi realizado entre 19 de outubro e 13 de novembro.

(Téo Takar | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host