UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/11/2009 - 18h01

Volks destinará 60% dos investimentos para o lançamento de veículos

SÃO PAULO - A Volkswagen destinará 60% dos investimentos no Brasil para o lançamento de novos veículos, afirmou há pouco o presidente da Volkswagen, Thomas Schmall. O executivo anunciou hoje que a montadora vai aplicar R$ 6,2 bilhões no país nos próximos cinco anos.

Os 40% restantes serão destinados à ampliação da produção de automóveis das fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, e também da fábrica de motores de São Carlos, todas no estado de São Paulo. A fábrica da Volks em São José dos Pinhais (PR), a mais nova da montadora no país, não receberá novos aportes.

De acordo com Schmall, metade dos R$ 6,2 bilhões virá de um investimento direto da matriz alemã, que há poucos dias anunciou um plano de investir 26 bilhões de euros em suas unidades em todo o mundo. A outra metade dos recursos será levantada por meio de financiamentos junto a bancos europeus. A Volks não pretende buscar financiamento do BNDES ou de outra instituição brasileira.

A Volks possui 25% do mercado brasileiro de automóveis e pretende, com os investimentos anunciados hoje, manter essa participação até 2014. A montadora ampliará sua produção dos atuais 800 mil veículos por ano para um milhão de automóveis em 2014, quando acredita que o mercado brasileiro será de quatro milhões de veículos.

Thomas Schmall participará ainda hoje de evento com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, para anunciar o patrocínio da Volks à Seleção. O patrocínio terá duração de cinco anos, sendo válido até a Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

(Marli Olmos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host