UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 15h51

Bolsas europeias se recuperam e fecham em alta; Volks dispara 6,2%

SÃO PAULO - As bolsas europeias reagiram e fecharam em alta, depois do susto de ontem, quando os mercados caíram com a notícia de que o Dubai World, fundo de investimentos do governo de Dubai, anunciou que adiaria por seis meses os pagamentos de seus compromissos, da ordem de US$ 60 bilhões. A ameaça de calote atingiu em cheio os bancos europeus, principais credores do emirado árabe.

Os investidores aproveitaram a sexta-feira para comprar ações que haviam caído muito na sessão anterior, especialmente do setor bancário. " Eu acho que os investidores estão usando essa história de Dubai como uma oportunidade de compra " , afirmou Heino Ruland, estrategista da consultoria Ruland Research. " Dubai não é uma grande ameaça para a saúde do sistema financeiro mundial " , completou.

O FTSE 100, da Bolsa de Londres, ganhou 0,99%, acompanhado pelo CAC 40, de Paris, que avançou 1,15%. Em Frankfurt, o DAX subiu 1,27%.

Entre as ações, o destaque ficou por conta dos papéis da Volkswagen, que dispararam 6,21%. A maior montadora da Europa anunciou que vai investir 2,3 bilhões de euros nos próximos cinco anos na expansão de suas fábricas e no lançamento de novos modelos de automóveis no Brasil. (Téo Takar | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host