UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 12h33

Contratos de juros operam sem tendência definida na BM & F

SÃO PAULO - Depois da elevação da curva observada na sessão de ontem, os contratos de juros futuros negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F) ainda não definiram tendência no último dia de negócios da semana.

Entre os contratos mais curtos, o DI com vencimento em janeiro mostra estabilidade, a 8,64%, assim como o contrato para julho, que apontava 9,13% há pouco.

No entanto, na ponta longa da curva, o DI para janeiro de 2011, o contrato de maior liquidez, caía 0,01 ponto, para 10,27%. Na direção oposta, o contrato para janeiro de 2012 avançava 0,01 ponto, a 11,74%, e o DI para o mesmo mês de 2013 subia 0,02 ponto, a 12,39%. Com alta mais expressiva, o contrato para janeiro de 2014 avançava 0,06 ponto percentual, para 12,64%.

Os analistas dizem que a falta de tendência reflete o choque de dados sobre a inflação abaixo das expectativas e preocupações sobre a recuperação global após a moratória de Dubai com indicadores de aquecimento da economia brasileira e medidas de incentivos fiscais anunciadas pelo governo durante a semana.

Henrique de La Roque, gestor da Meta Asset Management, diz, contudo, que a pressão de baixa é mais forte, dado que os juros futuros estão em tendência declinante nos Estados Unidos, em razão das tensões geradas pela Dubai World. " Isso deve pressionar os juros daqui, que podem definir baixa até o final do dia, caso o dólar fique perto do zero a zero " , afirma.

Por sua vez, Rodrigo Nassar, chefe da mesa financeira da Hencorp Commcor, afirma que, apesar da inflação de 0,1% do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de novembro ter ficado perto do piso das estimativas, o mercado ainda está digerindo a surpreendente alta de 0,44% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de novembro, reportada ontem. " Há uma leitura de que o ciclo de alta dos juros poderá ser antecipada " , observa.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host