UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 14h54

Telemar cria ações PNC dentro do processo de reorganização

SÃO PAULO - A Oi (Telemar) anunciou uma nova etapa do processo de reorganização societária com a Brasil Telecom. O conselho de administração da companhia aprovou ontem a criação da classe C de ações preferenciais (PNC) da Telemar Norte Leste. A nova classe, cujo código de negocação será TMAR7, assegurará aos detentores prioridade no recebimento do dividendo de 3% ao ano, calculado sobre o valor resultante da divisão do patrimônio líquido contábil da Telemar pelo número total de ações emitidas; e direito de participar dos lucros distribuídos em igualdade de condições com as ações ordinárias (ON).

Já as atuais ações preferenciais classe A (PNA) passarão ter direito ao dividendo prioritário das ações PNC, além dos direitos que esses papéis já possuem hoje. A empresa informará em breve o prazo para que os atuais detentores de ações PNA e PNB que desejarem converter seus papéis para classe C possam fazê-lo. A relação de troca será de uma ação PNA ou PNB para uma ação PNC. A criação da nova classe de ações e a possibilidade conversão ainda serão submetidas à aprovação da assembleia de acionistas.

A empresa aprovou ainda a conversão das ações preferenciais da Tele Norte Leste Participações (TNLP4) em ações PNC da Telemar Norte Leste (TMAR7), que será realizada oportunamente.

A Oi informou ainda que pedirá à Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana, o registro e listagem de suas ações ON e PNC na Bolsa de Nova York, na forma de recibos de ações (ADRs). A empresa não listará as demais classes de ações nos Estados Unidos.

Segundo o comunicado divulgado pela Oi, os acionistas detentores de papéis preferenciais da Brasil Telecom - que receberão ações da Coari na incorporação da companhia - passarão a deter ações PNC da Telemar ao final do processo de reorganização societária. A empres acredita que a liquidez do papel PNC será superior à do papel PNA.

(Téo Takar | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host