UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/11/2009 - 10h18

Bolsas europeias operam em baixa, ainda sob efeito do calote de Dubai

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa seguem com desvalorização nesta segunda-feira, com os investidores ainda preocupados com os efeitos do calote de Dubai.

Ontem, o banco central do Emirados Árabes Unidos estabeleceu uma linha de liquidez emergencial e disse que apoia bancos estrangeiros e domésticos após o caso do Dubai World, que, na semana passada, pediu aos credores mais tempo para pagar suas dívidas.

Mas a notícia de que o Banco Nacional de Abu Dhabi (NBAD, na sigla em inglês) tem uma exposição de US$ 345 milhões nas afiliadas do Dubai World Group influenciava negativamente as negociações nesta sessão. Papéis de empresas do setor energético e do setor financeiro estão entre os mais afetados. As ações da gigante BP operavam em queda de 1,1%, há pouco, em Londres, enquanto os papéis do grupo Lloyds Banking Group tinha desvalorização de mais de 5%. No Reino Unido, os investidores receberam os dados sobre o mercado imobiliário. Em novembro, os preços das casas na região avançaram 0,2% ante o mês anterior. Este é o quarto mês consecutivo de alta do indicador. Ainda no âmbito dos indicadores, a agência de estatísticas Eurostat anunciou que estima que a zona do euro deve registrar inflação anual em novembro, no patamar de 0,6%. Um mês antes, porém, o índice de preços ao consumidor teve queda de 0,1%, em relação a mesmo período do ano anterior.

Em Londres, o FTSE-100 há minutos operava em queda de 0,76%, aos 5.205,73 pontos. O DAX, de Frankfurt, recuava 0,94%, aos 5.631,96 pontos. O CAC-40, de Paris, perdia 0,96%, aos 3.685,64 pontos. (Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host