UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/11/2009 - 07h36

Investidores seguem atentos a notícias de Dubai

SÃO PAULO - Os Estados Unidos voltam a soltar indicadores nesta segunda-feira, mas todas as atenções seguem nos desdobramentos da moratória da Dubai World, holding estatal de Dubai que trouxe tensão aos mercados após pedir mais prazo para pagar sua dívida de US$ 60 bilhões.

Na sexta-feira da semana passada, os agentes relativizaram o peso do evento e praças acionárias na Europa e no Brasil tiveram uma sessão positiva, corrigindo excessos do dia anterior. Por aqui, o Ibovespa, termômetro da bolsa paulista, subiu 1,04%, aos 67.082 pontos.

No entanto, Marcelo Mattos, operador da corretora Geraldo Corrêa, diz que a cautela prevalecerá diante da possibilidade de notícias negativas vindas do emirado. " Na sexta-feira, o noticiário foi mais tranquilo. Agora, queremos ver as próximas notícias " , diz.

Nos Estados Unidos, o índice dos gerentes de compras de Chicago e o índice de atividade medido pelo Fed de Dallas ajudarão os agentes a mensurar melhor o ritmo da recuperação americana.

Já no front doméstico, o mercado de juros vai repercutir as projeções das instituições financeiras no Boletim Focus e a sondagem conjuntural da indústria de transformação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os indicadores marcam o início de uma bateria de dados marcada para esta semana, que inclui o balanço sobre o nível de desemprego nos Estados Unidos, previsto para a sexta-feira. Na quarta-feira, no entanto, a Automatic Data Processing (ADP) já apresenta sua estimativa sobre a criação ou corte de vagas no país, em um relatório tido como uma prévia aos números oficiais do Departamento de Trabalho.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host