UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/11/2009 - 09h15

Temores com Dubai enfraquecem e bolsas da Ásia fecham com ganhos

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, com menores temores com relação ao contágio da moratória do Dubai World. Ontem, o banco central do Emirados Árabes Unidos anunciou o estabelecimento uma linha de liquidez emergencial e disse que apoia bancos estrangeiros e domésticos. Na semana passada, os mercados mostraram tensão diante da moratória da Dubai World, holding estatal de Dubai, que pediu maior prazo para pagar sua dívida de US$ 60 bilhões.

No Japão, os dados sobre a produção industrial também influenciaram as negociações. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país mostrou que a produção industrial cresceu 0,5% em outubro, ante setembro, o oitavo mês consecutivo de avanço do indicador. Os investidores conheceram ainda o Produto Interno Bruto (PIB) da Índia, que apresentou avanço de 7,9% nos três meses até setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que apontava expansão de cerca de 6,3% para a economia indiana.

O índice Nikkei 225 fechou o pregão com valorização de 2,91%, aos 9.345,55 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, avançou 3,25%, aos 21.821,50 pontos. Em Xangai, o Shanghai Composite ganhou 3,20%, aos 3.195,30 pontos. O Kospi, de Seul, subiu 2,04%, aos 1.555,60 pontos. (Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host