UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/12/2009 - 15h25

Produção de aço deve terminar ano com queda de 20,8%, afirma IABr

RIO - A produção de aço no Brasil deve atingir 26,7 milhões de toneladas este ano, uma queda de 20,8% em relação ao ano passado. Já o consumo doméstico do produto deve fechar o ano em 18,8 milhões de toneladas, 21,9% abaixo do registrado em 2008.

As estimativas foram divulgadas hoje pelo Instituto Aço Brasil (IABr), que também estima exportações de 9,5 milhões de toneladas, com ligeiro aumento de volume frente ao ano passado, mas com receita 36% menor que a de 2008 devido à depreciação dos preços internacionais.

Para o ano que vem, a estimativa do IABr é de um crescimento de 21,6% do consumo de aço no país, para 22,9 milhões de toneladas, enquanto as exportações das companhias nacionais deve atingir 11 milhões de toneladas, 16% de incremento em relação a este ano. Com isso, a produção nacional de aço bruto deve subir 24,2%, para 33,1 milhões de toneladas.

Em nota, o IABr avalia que o desempenho esperado para o setor reflete o bom momento da economia nacional e o desempenho dos setores consumidores, assim como o início dos efeitos das atividades ligadas a programas especiais, como petróleo e gás, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

"O IABr estima que a demanda adicional de aço gerada por esses programas atinja até 8 milhões de toneladas entre 2009 e 2016, o que significará importante contribuição para sustentar o crescimento da indústria de aço no país", diz a nota distribuída pelo IABr.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host