UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/12/2009 - 11h56

Produção industrial puxa DIs para cima

SÃO PAULO - Os contratos de juros futuros acumulam prêmio de risco na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM & F). As compras têm respaldo em uma produção industrial acima do esperado para o mês de outubro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção avançou 2,2% no comparativo mensal, contra previsões que oscilavam na casa de 2%. Fora isso, o dado de setembro foi revisado de expansão 0,8% para 1,8%.

Reagindo ao dado, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2011, referência de mercado, apontava alta de 0,06 ponto percentual a 10,33%, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F). Janeiro de 2012 marcava estabilidade a 11,75%. E janeiro 2013 ganhava 0,01 ponto, a 12,38%.

Na parte curta da curva, o DI com vencimento em janeiro de 2010 devolvia 0,01 ponto, a 8,64%. Mas julho de 2010 subia 0,3 ponto, projetando 9,18%.

Na avaliação do estrategista de renda fixa da Coinvalores, Paulo Nepomuceno, o mercado assume postura compradora a cada indicador melhor de atividade e pior de inflação.

O estrategista explica que os dados da indústria reforçam a crença em alta de juros. Apesar de compartilhar de tal expectativa, Nepomuceno avalia que os prêmios embutidos na curva futura já estão bastante exagerados.

Além do binômio inflação/crescimento, o componente fiscal também compõe a curva futura. Segundo o especialista, como a distensão fiscal só aumenta, o ajuste, mais uma vez, ficará todo por conta da política monetária.

Semana que vem, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, faz sua última reunião do ano. Na avaliação do estrategista, a Selic será mantida em 8,75% ao ano. A dúvida fica para a reunião de janeiro, que já concentra chance real de alta na taxa básica.

Na gestão do endividamento público, o Tesouro Nacional vende Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Letras Financeiras do Tesouro (LFT).

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host