UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 14h55

Safran e GE vão fornecer motores para aviões da China

BEIJING - O grupo francês Safran e a companhia americana General Electric fecharam um acordo de US$ 15 bilhões para fornecer motores para os mais novos e maiores aviões comerciais da China - um dos acordos assinados durante a visita do primeiro ministro da França à China.

A Safran afirmou que vai fornecer motores e outros componentes de sistema de propulsão de aeronaves para a Corporação Comercial Aérea da China (COMAC, na sigla em inglês), para o primeiro grande avião de passageiros da China, o C919.

As peças serão construídas pela CFM International, uma joint venture formada entre a Safran e a General Electric. O executivo-chefe da Safran, Jean-Paul Herteman, afirmou ao jornal francês Les Echos nesta segunda-feira que a parcela da Safran no acordo deve ficar em US$ 15 bilhões por 30 anos. As relações entre os dois países tem melhorado desde que Beijing as congelou no último ano, depois que o presidente francês Nicolas Sarkozy se encontrou com o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, acusado por Beijing de tentar a independência do Tibet da China.

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro francês Francois Fillon encontrou com o chinês Wen Jiabao em Beijing. Wen afirmou que ambas as partes concordaram em avançar suas parcerias "em bases de respeito mútuo e igualdade". (Associated Press)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host