UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 15h12

BNDES aprova R$ 449 milhões para construção de siderúrgica em MG

SÃO PAULO - A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 449 milhões à empresa Vallourec e Sumitomo Tubos do Brasil (VSB) para construção de uma usina siderúrgica em Jeceaba (MG), localizada a cerca de 130 quilômetros de Belo Horizonte e estrategicamente escolhida, por conta da proximidade da rede ferroviária, o que facilita as exportações por meio do Porto de Itaguaí.

A implantação do empreendimento deve tomar 30 meses, aproximadamente, com previsão de encerramento no primeiro semestre de 2011. Mas uma das unidades da usina deve começar a funcionar em meados do ano que vem.

A estimativa é de uma produção anual de 1 milhão de toneladas de aço em forma de barras. A instalação também será utilizada para laminação de 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura.

No auge das obras, serão gerados cerca de 7 mil postos de trabalho. Já durante a fase de operação, o complexo irá gerar aproximadamente 1,5 mil empregos diretos. O projeto nasceu da perspectiva de que crescerá a demanda por produtos tubulares de alta qualidade para a indústria de petróleo e gás, e complementa o mix de produtos de aço dos grupos Vallourec e Sumitomo.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host