UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 14h07

Consumo de energia elétrica deve subir 9,4% no ano que vem

SÃO PAULO - O consumo de energia elétrica deve registrar crescimento de 9,4% no ano que vem, na comparação com este ano, o que equivale a uma demanda total de 455,2 mil gigawatts-hora (GWh), de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Esse crescimento acompanha o avanço da economia do país e está em linha com um crescimento de cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010. Já para o período entre 2010 e 2018, o consumo total de eletricidade deve crescer a uma taxa anual de 5,2%, chegando a 681,7 mil GWh em 2018, e acarretando uma elasticidade-renda (razão entre o aumento do consumo de eletricidade e o crescimento da atividade econômica) de 1,04 para o período.

A EPE destaca que influenciam os resultados as ações de eficiência energética e a autoprodução de energia, que se caracteriza pela geração própria de eletricidade a partir de instalações localizadas junto às unidades de consumo. Para se ter uma ideia, o crescimento da autoprodução já alcança 8,4% ao ano, devendo chegar a 74,4 mil GWh em 2018. Já as ações de eficiência energética deverão acarretar a economia, no período, de cerca de 3% do consumo de eletricidade, o que corresponde a cerca de 21 mil GWh, ou 2,4 mil MW médios em 2018. Este número significa evitar a instalação de uma hidrelétrica de 4.500 MW (1,5 vez a capacidade da usina de Jirau, no Rio Madeira). Por sua vez, em termos de emissões, seria como evitar que uma termelétrica a carvão emitisse anualmente 27 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), volume que supera a emissão total do sistema elétrico brasileiro em 2008, que foi de cerca de 22 milhões de toneladas de CO2.

As projeções da EPE tomam por base a recuperação das indústrias no pós-crise, as políticas de expansão de infraestrutura do governo em andamento e o progresso da renda do trabalhador. Tais fatores puxam para cima o consumo residencial, e, principalmente, o comercial. (Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host