UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 12h37

Crise afeta demanda por crédito em 2009, nota Serasa

SÃO PAULO - A procura do consumidor por crédito caiu 1,2% em 2009, na comparação com um ano antes, em razão da crise financeira internacional, mostrou pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira. O resultado foi influenciado pela diminuição de 10,4% na demanda do consumidor cujo rendimento pessoal mensal é de até R$ 500.

O levantamento apontou que, embora o segundo semestre do calendário passado tenha sido marcado por um avanço de 4,5% na quantidade de pessoas indo atrás de crédito em bancos, financeiras, crediário e outros meios, esse crescimento não conseguiu compensar a queda de 6,8% apurada na primeira parte de 2009.

Em dezembro, no comparativo mensal, a demanda do consumidor por crédito teve alta de 1,6%, após elevação de 2,1% em novembro. Perante o mês final de 2008, quando os efeitos da crise começaram a ser sentidos na economia brasileira, houve expansão de 11,1%.

O estudo revelou que "as regiões Norte e Nordeste, por concentrarem consumidores de mais baixa renda em relação às demais regiões do país, encerraram o ano de 2009 com as maiores quedas nas procuras dos seus consumidores por crédito: baixa de 2,2% no Nordeste e de 2% no Norte".

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host