UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 16h28

Femsa reafirma vantagens da venda para Heineken, mas ações caem

SÃO PAULO - Em teleconferência com analistas, o presidente da fabricante de cervejas mexicana Fomento Económico Mexicano S.A.B. (Femsa), José Antonio Fernández, festejou a venda da sua unidade de cerveja para o grupo holandês Heineken.

"A transação nos entusiasma, pois transforma as operações da Femsa Cerveja em uma parte integral da plataforma mundial e de grande liderança da Heineken", afirmou o executivo. Segundo ele, a companhia mexicana também considerou outras ofertas, como a da SABMiller. "(Com a operação) nós vemos um brilhante futuro para a Femsa", acrescentou. O executivo enfatizou que a negociação, que deve ser concluída na primeira metade do ano, responde às necessidades de diversificação geográfica e de economias de escala do mercado mundial de cerveja. A Heineken, em comunicado pela manhã, já havia destacado a importância de ampliar sua atuação na América Latina, principalmente no Brasil. Até agora, a cerveja holandesa era comercializada por meio da Femsa Cerveja no país, que também tem em seu portifólio as marcas Kaiser, Sol, Bavaria, entre outras.

Com a operação, que é avaliada em 5,3 bilhões de euros, incluindo as dívidas e obrigações com pensões, a Heineken vai possuir 100% das operações de cervejas da Femsa no México e 83% do negócio no Brasil. A aquisição envolveu apenas ações, o que fará com que a Femsa se torne a segunda maior acionista no Heineken Group, com 12,5% da Heineken e 14,9% na Heineken Holding, que juntas representam 20% no grupo.

"A transação nos permite ainda oferecer aos nossos acionistas a oportunidade de participar da criação de valor que esperamos que seja gerada com a integração da Femsa com a Heineken", concluiu Fernández. As ações da Femsa em Wall Street, no entanto, não responderam bem à notícia e há pouco recuavam mais de 12%. Alguns analistas se decepcionaram, pois avaliavam o negócio em US$ 9 bilhões. (Vanessa Dezem | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host