UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 16h02

Bolsas da Europa fecham em alta, influenciadas por discurso de Trichet

SÃO PAULO - As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas pelo discurso do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, que disse que a economia vai se expandir a um ritmo "moderado". Com isso, ele indicou que não haverá pressa, por parte dos governos, em dar fim às medidas de estímulo. Além disso, hoje foi anunciada a decisão do BCE de não alterar a principal taxa de juro da zona do euro, mantendo-a em 1%, conforme esperado pelos agentes financeiros.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,43%, para 5.989 pontos. Já na bolsa de Paris, o CAC-40 teve alta de 0,37%, terminando a sessão aos 4.016 pontos. Por fim, em Londres, o FTSE-100 subiu 0,45%, aos 5.498 pontos.

Os índices também subiram com a ajuda das mineradoras, cujas ações tiveram alta apoiadas na recuperação da economia. Rio Tinto subiu 2,2% em Londres, depois de reportar um aumento repentino de 49% na produção de minério de ferro no quarto trimestre de 2009, graças a uma forte demanda na China. Já a ArcelorMittal ganhou 2,5%, após melhora na recomendação da corretora Exane BNP Paribas.

Os investidores e agentes financeiros na Europa ainda estão na expectativa com relação à divulgação dos resultados da Intel. Eles também levaram em conta os resultados reportados no Livro Bege do Fed, divulgado ontem, que mostrou que a economia nos Estados Unidos melhorou em dez de seus 12 distritos.

Os resultados positivos das bolsas ainda sofreram influência do nível de desemprego na Austrália, que diminuiu em dezembro - o quarto mês seguido de melhora - com as empresas abrindo três vezes mais postos de trabalho do que o estimado por economistas.

A alta nas ações, entretanto, foi freada pelo resultado de vendas no varejo dos EUA. Segundo o Departamento de Comércio, houve uma queda de 0,3% em dezembro, na comparação com novembro. Alguns analistas esperavam aumento nas vendas.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host