UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 15h46

Com taxa, Obama quer recuperar "cada centavo" de socorro a bancos

SÃO PAULO - O presidente Barack Obama anunciou hoje a criação da " Taxa de Responsabilidade pela Crise Financeira " para forçar as instituições financeiras americanas a devolver os recursos que ajudaram o setor durante a crise mundial. " Meu compromisso é recuperar cada centavo devido ao povo americano " , declarou Obama em nota divulgada pela Casa Branca.

Ele criticou os elevados lucros e os bônus " obscenos " dos bancos. " Minha determinação para alcançar esse objetivo ganha força quando vejo notícias sobre os grandes lucros e bônus obscenos dessas instituições, que devem a continuidade de sua existência ao povo americano. " A taxa a ser cobrada deverá ser equivalente a 0,15% dos passivos da instituição, excluindo a parcela de Capital de Nível 1 (patrimônio de referência). Também poderão ser excluídos da conta passivos já avaliados pelo Federal Deposit Insurance Corp. ou mantidos como reservas necessárias para políticas de risco.

A expectativa da Casa Branca é que a cobrança arrecade cerca de US$ 90 bilhões nos próximos dez anos e complete US$ 117 bilhões - o total estimado para o resgate às instituições financeiras - em até 12 anos. Cerca de 60% dessa receita virá das dez maiores instituições financeiras do país.

Os detalhes sobre a nova taxa serão divulgados pela Casa Branca no mês que vem, depois de fechar a proposta para o Orçamento.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host