UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 15h44

Fundo soberano ajuda a tirar fôlego do real

SÃO PAULO - A moeda brasileira já acumula perda de 2,7% contra o dólar na semana. Na avaliação da empresa de análises de mercado 4Cast, a sinalização do governo quanto à possibilidade de compra de moeda para o Fundo Soberano do Brasil aliado à forte valorização acumulada pela moeda no ano passado ajudam a explicar tal comportamento do real.

Vale lembrar que ontem o secretário do Tesouro, Arno Augustin, disse que o país pode vender títulos em moeda local para levantar recursos e comprar dólar no mercado, ajudando a conter a apreciação da moeda brasileira. Ainda de acordo com o secretário, o limite de atuação do fundo no mercado será tão grande quanto à capacidade do governo em emitir dívida.

De acordo com economista-sênior para a América Latina da 4Cast, Pedro Tuesta, o momento de tal declaração não foi dos melhores, pois os agentes já estavam reduzindo posições em real em função do limitado potencial de alta.

Segundo Tuesta, a sinalização de maior presença do governo no mercado e a menor expectativa de alta do real resultam em um aumento nas recomendações de venda de moeda brasileira e posicionamento em outras divisas, como o peso mexicano. Na visão da empresa, o dólar deve buscar a linha de 1,78 a 1,789.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host