UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/01/2010 - 11h08

Inflação da zona de euro vai a 0,9% em dezembro

SÃO PAULO - O índice de preços ao consumidor da zona do euro avançou 0,9% em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado ficou acima da taxa registrada em novembro, de 0,5% registrado no mês anterior. Os dados finais foram divulgados hoje pela agência oficial de estatísticas Eurostat e vieram em linha com as expectativas da entidade.

Na comparação mensal, a inflação ficou em 0,3% em dezembro. Isso gerou uma taxa média de inflação anual de 0,3% em 2009, abaixo dos 3,3% no ano anterior.

Em dezembro, na zona do euro, os itens com as maiores taxas anuais foram álcool e tabaco, com 4,8%, e transportes, com 3,5%. No sentido contrário, as taxas mais baixas foram observadas em alimentos (-1,3%) e comunicação (-0,8%).

Na União Europeia, o índice anual de preços ao consumidor subiu 1,4% em dezembro, seguindo 1% de novembro. A inflação mensal ficou em 0,2%.

O levantamento mostrou ainda que a Irlanda (-2,6%) e a Estônia (-1,4%) foram os países que apresentaram as menores taxas anuais de inflação em dezembro, enquanto as leituras mais expressivas ficaram com Hungria (5,4%) e Romênia (4,7%).

(Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host