UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/01/2010 - 19h52

Aécio descarta vice e reitera desejo de concorrer ao Senado

SÃO PAULO - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), descartou hoje a possibilidade de compor uma chapa liderada pelo governador paulista, José Serra (PSDB), para concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro.

Em meio às especulações, Aécio reiterou sua disposição de concorrer ao Senado. O governador mineiro avalia que será mais eficaz ao partido trabalhar pelo candidato tucano no seu estado.
"Em Minas é onde eu tenho melhores condições de dar a vitória ao nosso candidato ao governo do estado, além de buscar vencer as eleições no plano federal", afirmou Aécio depois de participar de um encontro, no Rio, com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), para discutir as coligações no estado e a formação de palanques para a candidatura da oposição no plano nacional.

"Então, essa decisão de candidatura ao Senado não é uma decisão impensada. É fruto de uma avaliação muito consistente", acrescentou o tucano, que classificou de "muito bom" o fato de Serra ter assumido uma postura mais ativa nas articulações políticas de olho na sucessão do presidente Lula.
O governador paulista foi um dos principais responsáveis pelo acordo em torno de uma possível candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV) ao governo do Rio. Se confirmada, a coligação reuniria PSDB, DEM, PPS e PV e garantiria um palanque forte ao tucano.
Aécio ainda se colocou à disposição do correligionário e lembrou que abriu mão de concorrer à Presidência como um gesto de convergência.
"Tem de ser visto como um gesto de desprendimento em torno daquilo que é mais importante, que é a construção da nossa unidade, sendo o instrumento mais vigoroso que temos para chegar à vitória. Estou à disposição dele (Serra) e do partido."
O apoio de Aécio é fundamental para as intenções de Serra de suceder Lula, já que Minas Gerais representa o segundo maior colégio eleitoral do país.
(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host