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19/01/2010 - 12h13

Abertura de capital da Multiplus pode girar mais de R$ 1,2 bilhão

SÃO PAULO - A Multiplus apresentou o aviso ao mercado de sua oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) de ações que pode movimentar mais de R$ 1,2 bilhão. A distribuição inicial compreende a venda de 39,34 milhões de ações ordinárias da empresa que gere o programa de fidelidade da TAM.

A emissão poderá ser acrescida de um lote suplementar de 5,901 milhões de papéis (15% da inicial), a critério dos bancos coordenadores. E poderá receber um lote adicional de 7,868 milhões de ações (20% da inicial), a depender do interesse da controladora TAM.
O prospecto preliminar da oferta considera que o preço da ação deve ficar entre R$ 18 a R$ 24 por papel. Assim, a empresa poderia captar até R$ 944,16 milhões brutos na operação inicial, se o valor sair no teto da estimativa. Caso os lotes suplementar e adicional sejam integralmente exercidos, e ainda considerando o teto da faixa, a oferta poderia movimentar R$ 1,275 bilhão.

A oferta no Brasil será coordenada pelo banco BTG Pactual, em conjunto com o Credit Suisse e com participação do BB Banco de Investimento. No exterior, os esforços de venda ficarão a cargo do BTG Capital, UBS Securities, Credit Suisse Securities e Raymond James Financial.

As pessoas físicas poderão tomar parte na oferta com investimento mínimo de R$ 3 mil e máximo de R$ 300 mil. Os pedidos de reserva devem ser efetuados entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro. Ainda de acordo com o cronograma estimado, o preço por ação será definido dia 3 de fevereiro e os papéis chegam ao Novo Mercado da Bovespa no dia 5.

A principal fonte de receita da Multiplus é a emissão de pontos de fidelidade para parceiros comerciais, incluindo a TAM. Esses pontos podem ser trocados por prêmios, que são passagens aéreas ou produtos desses parceiros (eletroeletrônicos, livros, aluguéis de veículos e outros). O principal custo operacional da empresa hoje é a compra das passagens.

Segundo o prospecto, em setembro de 2009 a rede do Programa TAM Fidelidade tinha 100 parceiros comerciais no Brasil e 6,3 milhões de participantes. A empresa pretende usar os recursos captados principalmente para comprar antecipadamente passagens-prêmio da TAM.

(Paula Cleto | Valor)

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