UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 16h06

Bolsas da Europa fecham no positivo; Cadbury impulsiona mercado

SÃO PAULO - Depois de algumas flutuações em território negativo, as bolsas de valores da Europa fecharam em alta o pregão desta terça-feira. Notícias corporativas movimentaram a sessão e o setor farmacêutico operou em destaque de alta.

Logo pela manhã, o mercado ganhou otimismo com a notícia de que a fabricante britânica de doces Cadbury aceitou a proposta melhorada de compra feita pela americana Kraft, no valor de US$ 18,9 bilhões. Com isso, as ações da companhia avançaram 3,6% em Londres.

As empresas do setor farmacêutico europeu, também saíram ganhando e refletiram o impulso que ocorreu nos EUA, diante das eleições para o cargo do falecido senador democrata Edward Kennedy, do estado de Massachusetts.

O mercado prevê que sua substituição pelo republicano Scott Browna pode atrapalhar a aprovação da reforma da saúde, projetada pelo presidente Barack Obama. Com essas especulações, as ações da Sanofi-Aventis subiram quase 2% em Paris.

Os investidores receberam ainda os dados sobre a inflação no Reino Unido. O índice anual de preços ao consumidor no Reino Unido (CPI, na sigla em inglês) subiu 2,9% em dezembro, ante o mesmo mês do ano passado, uma aceleração em relação ao índice registrado em novembro, de 1,9%.
Na Alemanha, o indicador de confiança do investidor, por sua vez, diminuiu 3,2 pontos em janeiro, para 47,2 pontos, de acordo com dados do ZEW. Apesar da queda, a pontuação permanece bem acima da média histórica, de 27,1 pontos.
Em Londres, o FTSE-100 encerrou com alta de 0,34%, aos 5.513,14 pontos. O CAC-40, de Paris, ganhou 0,81% aos 4.009,67 pontos. Já o DAX, de Frankfurt, subiu 0,98%, aos 5.976,48 pontos.
(Vanessa Dezem | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host