UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 10h01

Confiança do investidor alemão recua em janeiro

SÃO PAULO - O indicador de confiança do investidor alemão diminuiu 3,2 pontos em janeiro, para 47,2 pontos, ante os 50,4 pontos verificados no mês anterior, de acordo com dados do ZEW, centro de pesquisas da Alemanha. Apesar da queda, a pontuação permanece bem acima da média histórica, de 27,1 pontos.
Os resultados indicam que os participantes da pesquisa esperam que a economia alemã se recupere a um ritmo lento nos próximos seis meses.
Segundo os especialistas do mercado financeiro consultados, os setores automobilístico e de bens de consumo devem sofrer retração nesse período. Em contraste, as expectativas de negócios para o segmento de maquinário melhoraram consideravelmente este mês.
" A avaliação dos especialistas do mercado financeiro sugere que nós veremos uma recuperação da economia em 2010, no máximo, mas não uma clara ascensão econômica. A saída da recessão é longa e onerosa " , disse o presidente do ZEW, Wolfgang Franz, em nota.
Segundo a pesquisa, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha melhorou em janeiro. O indicador subiu 4 pontos, para 56,6 pontos negativos.
Já as expectativas econômicas para a zona do euro caíram 1,6 ponto em janeiro, na comparação com o mês anterior, atingindo os 46,4 pontos. Por fim, o indicador que mede a situação econômica atual na zona do euro avançou 5,1 pontos, ficando em 62,7 pontos negativos.
(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host