UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 13h16

Inflação no Reino Unido acelera em dezembro, diz ONS

SÃO PAULO - O índice anual de preços ao consumidor no Reino Unido (CPI, na sigla em inglês), medida usada para a meta de inflação oficial, subiu 2,9% em dezembro, ante o mesmo mês do ano passado. Isso significa uma aceleração em relação ao índice registrado em novembro, de 1,9%. As informações fazem parte de nota divulgada nesta terça-feira pelo departamento oficial de estatísticas ONS.

Trata-se do avanço mais significativo na taxa anual. Vale notar que, desde setembro do ano passado, o índice registra aceleração na comparação anual.

Já na comparação com novembro, o índice registrou alta de 0,6%. Os dados superaram as expectativas dos economistas, que haviam previsto uma alta de 0,2% na comparação mensal e de 2,5% na anual, em dezembro.

Entre os fatores que contribuíram para a alta anual está uma série de eventos excepcionais ocorridos em dezembro de 2008, como a redução no imposto sobre valor agregado, as quedas no preço do petróleo e as vendas antes do Natal, que sofreram com a economia mais fraca.

A maior contribuição para o aumento da inflação no mês da análise veio do setor de transporte, atingido pelo aumento nos preços do combustível e do lubrificante, com alta de 0,2% entre novembro e dezembro, ante uma queda de 6,2% um ano atrás.
Outro destaque de alta foi o setor de vestuário e sapatos, no qual os preços caíram entre novembro e dezembro último, mas muito menos do que a queda registrada um ano atrás.
(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host