UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 17h55

Quantidade de empresas que buscam crédito cai 4,4% em 2009

SÃO PAULO - O indicador Serasa que apura mensalmente a quantidade de empresas que buscaram concretizar alguma relação creditícia registrou queda de 4,4% em 2009, na comparação com 2008.
Os reflexos adversos da crise financeira sobre o crédito corporativo se concentraram, basicamente, no primeiro semestre de 2009, período em que a demanda das empresas por crédito sofreu queda de 6,7% ante igual período de 2008.

Apesar da recuperação econômica, a demanda das empresas por crédito encerrou o segundo semestre com recuo de 2,1%, na mesma base comparativa.
O setor industrial foi o que registrou a maior queda em 2009, com retração de 5,4% ante 2008. Segundo a Serasa, a maior exposição deste setor ao mercado externo foi determinante neste comportamento mais adverso.

Já os setores de Comércio e de Serviços registraram quedas menos intensas em suas procuras por crédito, com retração de 4,6% e 4,2%, respectivamente, na mesma base comparativa. Esses setores estavam menos expostos ao mercado externo.

Por sua vez, em dezembro último, na comparação com novembro, a procura das empresas por crédito recuou 6,7%, por conta de fatores sazonais.

Entretanto, contra o mesmo mês de 2008, houve alta de 5%, a segunda variação anual consecutiva. Como o crédito ao consumidor já registrava altas anuais positivas desde o início do segundo semestre do ano passado, esse dado mostra que, no caso das empresas, a normalização do crédito se deu mais tardiamente.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host