UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/01/2010 - 18h46

PMDB antecipa convenção nacional para fevereiro

SÃO PAULO - A executiva nacional do PMDB confirmou hoje a convenção do partido para o dia 6 de fevereiro, quando será eleita a nova direção partidária.
O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), deve ser reconduzido à presidência do PMDB. Até porque ele desponta como o único candidato para a disputa interna. O prazo para o registro de chapas, no entanto, vai até amanhã.
Se for reeleito, Temer deve fortalecer sua posição para ser o vice numa chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais deste ano.
A antecipação da data, marcada inicialmente para 6 de março, foi defendida por lideranças próximas a Temer como uma estratégia de assegurar o quanto antes ao deputado peemedebista o posto de vice.
Há no partido, entretanto, quem defenda a convenção para março. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, chegou a ameaçar recorrer à Justiça contra a antecipação.

Luiz Henrique faz parte da ala contrária à aliança com o PT em torno da candidatura de Dilma. Desse grupo também faz parte o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, que defende a aliança do partido com os tucanos para eleger o governador de São Paulo, José Serra. Há ainda os favoráveis a uma candidatura encabeçada pelo PMDB.

Temer ainda tem sido preterido por alguns petistas. O próprio presidente Lula, inclusive, chegou a sugerir que o partido aliado apresentasse uma lista com três nomes.
Pesa contra Temer o fato de ter sido da base do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ter apoiado Serra na campanha à Presidência no pleito de 2002. Procurado pela reportagem, Temer não retornou as ligações.

Os outros nomes cogitados para a vaga de vice na corrida presidencial são do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Os dois contam com a simpatia do presidente Lula.
(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host