UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/01/2010 - 17h25

Toyota suspende vendas de alguns modelos e produção em fábricas

SÃO PAULO - A montadora japonesa Toyota anunciou uma instrução aos seus fabricantes, para que temporariamente suspendam as vendas de oito modelos de veículos vendidos nos EUA envolvidos em um recall, feito em 21 de janeiro, por problemas no pedal do acelerador.

"Esta ação é necessária até que o problema seja sanado. Nós estamos fazendo muitos esforços para resolver esta situação para os nossos clientes o mais rápido possível", afirmou o vice-presidente do grupo Bob Carter, sem no entanto, definir por quanto tempo a produção dos veículos ficará suspensa.

Com isso, a montadora decidiu também pela suspensão temporária da produção de veículos em cinco fábricas na América do Norte.
Segundo anúncio da companhia, a produção em quatro unidades nos EUA e uma no Canadá será suspensa por uma semana, "para que haja uma coordenação" com a decisão da empresa de suspender as vendas dos modelos específicos.

Na semana passada, a Toyota afirmou que faria o recall de aproximadamente 2,3 milhões de veículos para corrigir o problema em alguns modelos. Depois, a companhia decidiu parar a venda de alguns modelos e a produção em algumas fábrica.
Ontem, a montadora japonesa anunciou suas metas de vendas globais para este ano. A companhia afirmou que pretende ampliar em 6% as vendas de 2010 ante o ano passado, para 8,27 milhões de veículos. Em 2009, a companhia vendeu 7,81 milhões de veículos, o que representou uma queda de 13% ante um ano antes.

(Vanessa Dezem | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host