UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 09h35

Bolsas da Ásia fecham em queda; ações de tecnologia ficam no foco

SÃO PAULO - As bolsas da Ásia retornaram ao território negativo nesta sexta-feira. Os agentes do mercado se preocupam principalmente com a dívida da Grécia, mas também foram influenciados por previsões fracas para os resultados financeiros de empresas, especialmente do setor de tecnologia.

Os agentes levaram ainda em conta hoje o índice de preços ao consumidor no Japão, que recuou 0,2% em dezembro de 2009 contra um mês antes e cedeu 1,7% na base anual. Sem alimentos, o indicador encolheu 0,1% no mês e declinou 1,3% no comparativo anual.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 diminuiu 2,08%, para 10.198 pontos, com grande pressão sobre as ações de empresas exportadoras, ao passo que o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,15% para 20.121 pontos. Já o Shanghai Composite, de Xangai, teve ligeira retração de 0,16%, aos 2.989 pontos. Por fim, o Kospi, de Seul, teve baixa de 2,44%, aos 1.602 pontos.

Um dos destaques de perda foi Toyota, que cedeu 2%, após a empresa anunciar uma ampliação de uma "recall" de veículos.

Os investidores estiveram atentos nesta sessão às empresas de tecnologia. A expectativa é negativa para o setor. Resultados financeiros e previsões de grandes empresas de tecnologia americanas, como a Qualcomm e a Motorola, intensificaram a preocupação quanto à demanda global. Na Coreia do Sul, a Samsung perdeu 3% mesmo depois de divulgar que obteve lucro no quarto trimestre. Elpida, fabricante de memória, perdeu 9%. Advantest caiu 10,2%.

Por fim, Nintendo perdeu 4,1%, após divulgação de uma queda de 9,4% no lucro líquido no período de abril a dezembro. O lucro somou 192,6 bilhões de ienes, o equivalente a US$ 2,1 bilhões.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host