UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 19h44

Dólar começa 2010 como melhor opção de investimento

SÃO PAULO - Depois de afundar 25,32% em 2009, o dólar começou 2010 despontando como melhor alternativa de investimento. Agora em janeiro o preço da moeda americana acumulou alta de 8,15%, fazendo deste o melhor mês desde outubro de 2008, quando a crise financeira ainda estava no seu ápice. Também pudera, em 20 pregões que ocorreram em janeiro, a moeda subiu em 17 deles.

Essa demanda por moeda americana refletiu o ambiente global de aversão ao risco que pautou os mercados a partir da segunda semana no mês. Preocupação com aperto monetário na China, problemas fiscais na Europa e aceno de novo aperto regulatório ao setor financeiro americano estão entre os fatores que explicam a postura mais conservadora dos agentes.

Por essa mesma razão, não causa surpresa que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tenha apresentado o pior desempenho entre as opções acompanhadas pelo Valor Online. O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, perdeu 4,65% no mês. Além de marcar o pior resultado mensal desde outubro de 2008, tal variação pôs fim a uma sequência de seis meses consecutivos de valorização do indicador.

Depois do dólar, acertou quem apostou em outro ativo bastante demando em períodos de incerteza. O ouro fechou janeiro com valorização de 6,45%. Apesar de cair forte contra o dólar no mercado externo, o euro teve desempenho positivo contra o real, ficando como a terceira melhor opção do mês ao avançar 3,81%.

Já na renda fixa, o CDI apresentou variação positiva de 0,66% e o CDB subiu 0,69%. A tradicional caderneta de poupança encerra a lista de ganhadores, tendo avançado 0,50% no mês.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host