UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 17h23

Fórum de Davos entrega prêmio de Estadista Global a Lula

SÃO PAULO - Apesar da ausência do homenageado, o Fórum Econômico Mundial entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio "Estadista Global".

Representando o presidente no encontro em Davos, Suíça, estava o chanceler Celso Amorim, que aceitou a honraria em nome de Lula e leu o agradecimento do presidente. "Esse prêmio aumenta a minha responsabilidade como líder e a responsabilidade do país como um agente presente e ativo cada vez no ambiente global", afirmou Lula no texto.

De acordo com as informações do Fórum, Lula destacou a luta contra a pobreza como a melhor arma para o desenvolvimento, para a paz e também para a proteção dos países contra as crises. "Essa lição absorvida pelo Brasil é aplicável a qualquer parte do mundo, rica ou pobre", continuou. No texto lido por Amorim, Lula também conclamou os líderes mundiais a trabalhar para enfrentar os problemas das mudanças climáticas e dos fatores que geraram a crise financeira mundial.

"Devemos governar com criatividade e justiça. E temos que fazer isso agora, antes que seja tarde demais." Por causa de uma crise de hipertensão, Lula teve de cancelar a viagem que faria a Davos. Ele chegou a ser internado no fim da noite de quarta-feira em Pernambuco e depois seguiu para seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), onde descansa e fará exames. O quadro foi atribuído ao estresse e à extensa agenda de compromissos.

(Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host