UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 10h14

Índice futuro sugere novo dia de alta na Bovespa

SÃO PAULO - Um novo pregão de valorização toma forma na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que pode zerar as perdas da semana e diminuir o tamanho do tombo no mês, que chega a 4,38%. A possibilidade é indicada pelo mercado futuro, onde o Ibovespa com vencimento em fevereiro subia 0,56%, aos 66.175 pontos.

Em Wall Street, os investidores mantêm uma postura otimista enquanto aguardam os dados sobre o desempenho da economia americana no quarto trimestre. As estimavam oscilam entre 4,5% a 6,8% de crescimento. Agenda também reserva uma medida de confiança do consumidor.

O pregão começa com uma incerteza a menos. Ontem à noite, o Senado dos EUA confirmou mais um mandato de quatro ano para o presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke.

Na Europa, a sexta-feira tem ares de retomada, com bancos e empresas de commodities liderando os ganhos. Há pouco, o FTSE-100, de Londres, avançava 0,72%, e o Xetra-DAX, de Frankfurt, subia 1,01%. Os mercados asiáticos acabaram refletindo as perdas de ontem registradas pelos mercados americanos. Tóquio e Seul caíram 2,08% e 2,44%. Na China, Xangai cedeu 0,16% e Hong Kong perdeu 1,15%. No mercado de câmbio, o dólar opera estável contra o euro e ensaia queda contra o real. Vale lembrar que a sexta-feira marca a formação da Ptax (média das cotações ponderada pelo volume) que vai liquidar os contratos futuros de fevereiro. Há pouco, o dólar comercial cedia 0,21%, a R$ 1,863 na venda.

Ontem, a instabilidade foi grande, mas com ajuda dos investidores locais a Bovespa se descolou da instabilidade externa e fechou com alta, pondo fim a uma sequência de cinco dias de baixa. O Ibovespa terminou com valorização de 0,80%, marcando 65.587 pontos. O giro somou R$ 6,39 bilhões. Em Wall Street, o setor de tecnologia puxou as perdas e, ao final da jornada, o Dow Jones marcava variação negativa de 1,13%. O S & P 500 e o Nasdaq recuaram 1,18% e 1,91%, respectivamente.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host