UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 08h09

PIB dos Estados Unidos encerra a semana e o mês

SÃO PAULO - Os eventos externos são destaque na agenda desta sexta-feira, que marca o encerramento do primeiro mês de 2010. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos apresenta o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre do ano passado. O consenso sugere que essa primeira preliminar aponte crescimento de 4,5% para a economia americana, depois de avanço de 2,8% no trimestre anterior.

Ainda na agenda dos EUA, a Universidade de Michigan apresenta o índice de confiança do consumidor em janeiro. É esperada uma leve alta, de 72,8 para 73, no indicador.

Vale lembrar que os mercados financeiros começam o dia com uma incerteza a menos. O Senado americano confirmou mais um mandato de quatro anos para Ben Bernanke no comando do Federal Reserve (Fed), banco central americano. Foram 70 votos a favor e 30 contra, maior número de votos contrários que um presidente do Fed já recebeu.

Por aqui, a agenda é magra, reservando, apenas a Sondagem da Indústria da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No front corporativo local, atenção aos números da Redecard. Na agenda externa, são aguardados os balanços da Chevron, Infineon Technologies e Mattel.

Fevereiro começa com destaque para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que optou pela manutenção da taxa básica de juros em 8,75%, mas alterou seu comunicado, tirando as referências ao nível de utilização da capacidade instalada e que o patamar de taxa é consistente com um cenário inflacionário benigno.

Na agenda de indicadores, atenção ao IPCA de janeiro, IPC da Fipe, IGP-DI e à produção industrial de dezembro.

Nos EUA, o relatório sobre o mercado de trabalho em janeiro centra as atenções. Os números só saem na sexta-feira, mas, antes disso, os investidores conhecem a renda do consumidor, gastos com construção, atividade na indústria e no setor de serviços, encomendas à indústria e produtividade da mão de obra americana.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host